5 formas de identificar o ponto de colheita de melancia

A safra de melancias está em plena fase de colheita dos frutos, e identificar o ponto ideal é uma importante etapa do cultivo. A Engenheira Agrônoma Amanda Inoue, Gerente de Pesquisa e Produção de Sementes da ISLA, nos contou 5 formas que auxiliam o produtor nesta tomada de decisão.

1. Ciclo da cultivar

O primeiro fator a considerar para acompanhar a chegada da época da colheita, é o número de dias que a cultivar apresenta. A melancia Combat apresenta o ciclo em torno de 100 dias e após atingir este período, já estará apta à colheita. 

  • Lembrete: semear nas épocas recomendadas para a sua região é fundamental para que cada cultivar encontre as condições necessárias para desenvolver flores e frutos saudáveis.

2. Casca perto do solo deixa de ter a coloração esbranquiçada

A parte de baixo do fruto, ou seja, a parte que está em contato com o solo deixa de ser esbranquiçada e passa a ficar amarelada, como o fruto da direita, na imagem abaixo:

Fruto com a parte branca ainda está verde, ou seja, imaturo

3. Gavinha mais próxima do pedúnculo começa a secar

Podemos avaliar também a gavinha mais próxima do pedúnculo. Quando ela começa a secar é mais um indício de que o fruto está apto a ser colhido, já maduro.

Gavinha mais próxima do pedúnculo do fruto fica seca – ponto de colheita

4. Som “ocado” ao dar batidinhas no fruto

Esta é uma das práticas mais comuns pelos consumidores, na hora de escolher o fruto inteiro, pois os frutos verdes e maduros apresentam sons diferentes mediante estas “leves batidas” na casca. Os frutos verdes fazem um som mais grave, enquanto os frutos maduros, têm um som mais “ocado”, como se o fruto estivesse vazio. 

Amanda nos mostra a técnica do som, com 2 toques suaves no fruto

5. Aferição do teor de açúcares solúveis – Grau Brix

Os frutos maduros possuem maior teor de açúcares que os frutos verdes e esta concentração de açúcares tende a aumentar à medida que a planta acumula fotoassimilados nas folhas e se desenvolve. 

Quando há chuvas intensas, este conteúdo acaba se diluindo nos frutos, apresentando menores índices. Por isso, é recomendado cessar a irrigação nos 3 dias que antecedem a colheita, causando leve estresse hídrico nas plantas e maior concentração de açúcares.

Através de um aparelho chamado refratômetro é possível mensurar o grau de açúcares nos frutos, sendo um importante fator de decisão para colheita dos frutos de melancia em grandes áreas. O produtor deve realizar a colheita de alguns frutos ao longo da área, como uma amostragem. 

Ao abrir os frutos, coletar o líquido da polpa central, com uma pipeta

Após colocar o líquido no refratômetro, é possível fazer a leitura como mostra na imagem abaixo:

Brix com valores acima de 10% já apresentam teor de açúcares normalmente satisfatório para colheita de melancia
Refratômetro – aparelho utilizado para verificar o teor de açúcares dos frutos

Escolha as sementes de melancia para sua próxima plantação e boas colheitas!

Conheça o portifólio da ISLA: clique aqui!

*Conteúdo publicado originalmente em 01 de fevereiro de 2021.

11 comentário em “5 formas de identificar o ponto de colheita de melancia

  1. Maurício Arruda Reposta

    Obrigado pela explicação tsoy simples e exclarecedo. Confesso minha total ignorância sobre o assunto. Mas já estou passando o outras pessoas, e indicando o site de vcs,! Obrigado e parabéns à agrônoma!

  2. Maria das Graças Verissimo Batista Reposta

    Muito boa esta explicação eu só plantei um pé mas ficou linda e agora estou ansiosa para chegar a hora de colher.Muito obrigada

  3. Walcilandio Meloni Moreno Reposta

    Olá Jeanete, o ponto de colheita é quando a barriga da melancia (parte que fica acamada no solo), está amarelada e a gavinha está seca. Gavinha é aquele cipozinho que fica só lado do talo da melancia. Outra característica é o som de fofo, quando você bate na melancia com os 4 dedos, como se tivesse dando um tapinha no ombro de um amigo.

  4. Regina Elisabeth Perroni Golinelli Reposta

    Não sou agricultora, mas gosto muito de informações sobre cultivares. Gosto de plantar abobrinhas, compro as mudinhas numa loja especializada no assunto aqui na minha cidade, São Pedro-SP 🇧🇷 e planto no meu quintal… acho vou conseguir cultivar melancias, qtos frutos por pé mais ou menos???

    1. SAC Canal do Horticultor Reposta

      Olá, como vai ?

      A quantidade de frutos de melancia por planta pode variar dependendo de diversos fatores, como a variedade da melancia, as condições de crescimento, o manejo da planta e o ambiente em que ela está cultivada. Em condições ideais, uma planta de melancia em média de 2 a 4 frutos por planta.

      EQUIPE CANAL DO HORTICULTOR.

    1. SAC Canal do Horticultor Reposta

      Olá, como vai ?

      Sim, a melancia é uma fruta que pode ser consumida após a colheita, desde que esteja madura. Porém, alguns consumidores optam por esperar algumas horas até que a fruta atinja a temperatura ambiente, considerando que ela permanece exposta ao sol.

      ATENCIOSAMENTE
      Canal do Horticultor

  5. Felipe cardoso de castro Reposta

    Obrigado pelo conteúdo. Muito esclarecedor.
    Tenho plantado melancias, porém frequentemente os frutos abortam e morrem, sendo que começam a ficar pretos e moles em uma das extremidades. O que posso estar fazendo errado?

    1. SAC Canal do Horticultor Reposta

      Olá, Felipe, como vai ?

      Parece que você está enfrentando um problema comum nas plantações de melancia, que é a podridão apical, também conhecida como podridão estilar e fundo preto. Esse é um distúrbio fisiológico que afeta principalmente os frutos em desenvolvimento. Aqui estão algumas possíveis causas e soluções:

      – Deficiência de cálcio: A podridão apical é frequentemente associada à deficiência de cálcio nas plantas. Certifique-se de que suas plantas estejam recebendo cálcio suficiente, seja através de fertilizantes ou de uma boa composição do solo.
      – Rega irregular: A falta de água ou rega irregular pode levar à podridão apical. Um sistema de irrigação por gotejamento pode ajudar a garantir uma distribuição uniforme de água.
      – Estresse hídrico: Tente manter um nível constante de umidade no solo.
      – Excesso de fertilizantes nitrogenados: O excesso de nitrogênio pode prejudicar a absorção de cálcio pelas plantas.
      – Temperaturas extremas

      Ao abordar esses pontos, você deve ser capaz de reduzir ou eliminar o problema.

      Equipe – CANAL DO HORTICULTOR

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *