Como evitar a queimadura da casca da melancia

Algumas vezes a deficiência de cobertura foliar acarreta nas queimaduras de sol na casca das melancias, um fator que pode significar o prejuízo na hora da comercialização dos materiais. A proteção dos frutos, seja durante o cultivo ou no transporte, auxilia nos bons resultados, podendo driblar este empecilho e proporcionar os efeitos desejados pelo mercado.

Dentre as soluções, está o uso de palhada para cobrir a produção, de protetores solares específicos para os materiais e até mesmo de papel e cola, que grudados aos frutos durante o final de seu ciclo garantem a sombra ideal para evitar a queima.


Melancia Híbrida Conquista cultivada em sistema de mulching, com cobertura de palhada para a proteção dos frutos

A cobertura com palhada, conhecida pela função de proteger materiais em campo e também de agregar matéria orgânica aos solos, auxiliando no crescimento das plantas, é um método simples e econômico. Basta cobrir os frutos, impedindo seu contato direto e intenso com o sol. A prática é recomendada durante o final do ciclo das melancias, e pode ser eficaz na hora da pós colheita, enquanto os materiais são transportados. Neste caso, se recomenda que após colher os frutos  e os colocar na caminhonete (ou veículo de transporte que irá levar os materiais até a feira ou mercado de venda), seja feita uma cobertura de palhada caso estes peguem sol no trajeto.

As regiões de sol muito quente exigem um cuidado a mais, e nestes locais está cada vez mais comum o relato de horticultores que usam o protetor solar, que zela pelos frutos, garantindo que a melancia fique saborosa por mais tempo. O produto não afeta o sabor e nem outras características da melancia, mas o seu uso deve ser equilibrado e de acordo com as recomendações de cada produto. Em geral, os protetores tem propriedades que refletem os raios solares, proporcionando uma barreira física contra a ação danosa do sol, além de reduzir a temperatura interna da planta.


Lavoura do produtor Diego Kossmann, de Triunfo–RS. Na imagem você confere o cultivo da Melancia Híbrida Combat

Existem diversos produtos específicos que tem a função de protetores solares, e indicamos que ao escolher os horticultores consultem um agrônomo de sua região, que poderá especificar qual é o mais indicado para a sua lavoura.

Outra solução para o problema da queima da casca é a utilização de papel, que deve ser colado por cima do fruto. Quando faltam alguns dias para a colheita, perto da melancia amadurecer, deve se realizar a proteção com o papel colado. Esta operação é feita fruto por fruto.

 
Na foto você confere os frutos da melancia protegidos com papel, técnica que evita a queima da casca!

O ideal é utilizar papéis sem coloração, pois a tinta pode manchar o material, especialmente em épocas de chuva. Alguns dos indicados para o procedimento de proteção são o papel pardo, facilmente encontrado em açougues, e também o de bobina, que pode ser adquirido em papelarias. Quanto a cola, o indicado é o uso de alguma a base de resina PVA (tenaz).

No vídeo você confere como é realizada a proteção dos frutos da melancia com o uso de cola e papel:

A recomendação desta técnica é devido a facilidade na hora de retirar a cola do material e em encontrar o papel (que pode ser de bobina ou pardo) em qualquer região do país. Protetores solares geralmente são mais pegajosos que a cola tenaz e não tão facilmente removíveis. Mas ambas as alternativas são promissoras para produtores que trabalham com esta cultura.  Cabe aos produtores optarem pelo que melhor atende às suas produções e realidade.

Quer conhecer melancias de alto potencial e conferir as suas características marcantes? Clique aqui! 

E para conhecer o desempenho das variedades Combat e Conquista, que são sucesso em época de estiagem, confira este conteúdo!

Gostei(5)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!