Produção de melancia na entressafra: garantia de fonte de renda alternativa

Nos períodos de entressafra, especialmente em pequenas propriedades que produzem grãos como milho ou soja, muitos produtores optam por cultivar alimentos de ciclo curto como as hortaliças, até que condições climáticas adequadas voltem a proporcionar os seus principais cultivos anuais.

Através do monitoramento e suporte técnico do agrônomo e vendedor Deyvet, da Aliança Distribuidora Agropecuária, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto um ótimo exemplo dessa prática no Assentamento Assentamento P.A. Coqueiral Quebó, em Nobres – MT, na propriedade do produtor Roberto Dorneles e dos sócios, Weber Crispim e Paulo Costa.

Habituados a cultivar milho e soja como suas principais fontes de renda, essa já é a segunda vez que os produtores decidem optar pelo cultivo de melancia em sua entressafra. Dessa vez, a escolhida foi a Melancia Crimson Sweet da ISLA Sementes.  O plantio foi realizado no dia 13 de fevereiro com uma máquina de semear soja regulada para as sementes de melancia. Assista ao vídeo para conferir o plantio:

A plantadeira utilizada pelo produtor possui 13 linhas. As sementes foram inseridas nas linhas 3, 7 e 11 como pode ser verificado na imagem. O espaçamento é de 1,7 metros entre as linhas e foram utilizadas 2 sementes por metro linear.

Plantas em pleno desenvolvimento

Após 80 dias de cultivo, os produtores já começaram a realizar as primeiras colheitas. Com 85 dias, toda a safra de melancias já estava pronta para ser consumida e comercializada.

(imagem da lavoura de Melancia Crimson Sweet em Nobres – MT)

(frutos começando a se desenvolver)

Os produtores relatam que houve um período de estiagem prolongada na região, o que acabou afetando suas produções anuais e reduzindo o tamanho da Melancia Crimson Sweet, mas que em nada perdeu de seu sabor, sendo muito elogiada pelos consumidores. 

Nas palavras do produtor Weber Crispim, “A melancia é muito boa. Sendo média, grande ou pequena, tem um padrão só de sabor”

(produção de melancias Crimson Sweet do Produtor Roberto Dorneles)

(Melancia Crimson Sweet ainda na lavoura)

O Assentamento P.A. Coqueiral Quebó, situado em Nobres – MT a 150 km da capital Cuiabá é um exemplo de sucesso. Fundado em  1989 pelo INCRA, conta com 724 famílias e uma área de 49 mil hectares, onde é predominante a pecuária e a agricultura familiar. 

Nobres também é uma região muito conhecida por suas cachoeiras e pontos turísticos, sendo que 80% deles estão localizados dentro do Assentamento, como a atração conhecida como Aquário Encantado

Se você é um produtor ou revendedor de sementes e está localizado nos estados do Mato Grosso e Rondônia, entre em contato com a Aliança Distribuidora para suporte técnico, compra de sementes e mais informações: www.aliancaproagro.com.br ou (65) 3664-2008. 

Já fez algo parecido na sua propriedade? Compartilhe conosco as suas técnicas e ideias através do canaldohorticultor@gmail.com

 

Gostei(1)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!