Acelgas coloridas

Esta é a primeira matéria de uma série em coprodução entre o Canal do Horticultor e a Revista Campo & Negócios. Falaremos das acelgas coloridas e das possibilidades no cultivo destas hortaliças diferenciadas. Confira!

Sobre a espécie

As acelgas (Beta vulgaris var. cicla) são plantas da mesma família da beterraba, e à primeira vista podem até ser confundidas, pela semelhança na aparência de suas folhas e talos. No caso da beterraba, o principal produto são as raízes, já as acelgas são comercializadas como folhosas, em vários pontos de colheita.

Além de ser uma boa fonte de vitaminas e minerais, a acelga também contém fibras e antioxidantes. Ela é uma opção saudável para incluir na dieta e pode ser encontrada em variedades com folhas de cores além do verde, como rosada, vermelha ou amarela.

Como cultivar

As acelgas são muito versáteis e podem ser cultivadas em diferentes sistemas de produção:

  • Em canteiros, no solo, em recipientes como vasos, floreiras, caixotes e slabs;
  • Em hidroponia, nos paineis horizontais ou verticais;
  • Possuem aptidão para colheita jovem, através do cultivo de microverdes ou baby leafs (folhas jovens);
  • Também podem ser plantadas como ornamental em jardins de sol pleno.

Mudas de acelgas produzidas em bandejas. Na imagem, indica o ponto de transplante, com torrões bem formados e folhas desenvolvidas.

Colheita precoce, em ponto de folhas jovens. 

Folhas colhidas na fase adulta, aos 60 dias no verão ou aos 80 dias no inverno.

Acelgas coloridas em cultivo hidropônico – Itaipu Rural Show – Pinhalzinho/SC


Nesse vídeo você confere mais sobre o ponto de colheita:

Vídeo sobre colheita e ponto de colheita de acelgas coloridas

Variedades para sua produção

Acelga Gaia

Variedade de talos amarelos e folhas verde-escuras brilhantes. Muito utilizada para substituir a couve nos tradicionais “charutinhos” da culinária árabe.

Acelga Artemis

Folhas verde-escuras e brilhantes com talos longos e firmes de cor roxa.

Acelga Afrodite

Variedade de talos avermelhados e folhas verde-escuras

Ambas são produtivas e com boa tolerância a doenças fúngicas. Quando cultivadas em consórcio, vão bem com companheiras como cenoura, alho, feijão, repolho, cebola e rabanete. 

Dica extra: Evite repetir o cultivo na mesma área em safras seguidas, para evitar o surgimento de inóculos de patógenos.

As cultivares coloridas são excelentes opções para horticultores que buscam novos mercados, como o de hortaliças higienizadas. Quando compõe um mix, chamam atenção dos consumidores pelo visual.

Como consumir

A acelga é versátil na cozinha e pode ser preparada de várias maneiras. Os pecíolos e as folhas podem ser cozidos, refogados, ou até mesmo consumidos crus em saladas. É uma excelente escolha para quem procura adicionar mais vegetais de folhas verdes à dieta. O talo continua crocante mesmo depois de refogada e suas folhas são macias e saborosas.

Seu sabor lembra o do espinafre, ela é ótima quando refogada e misturada ao molho branco e outros legumes. Neste link você confere uma receita de torta recheada com acelga. Para saber ainda mais sobre acelga e conhecer também receitas, acesse o Portal da Embrapa – Hortaliça não é só salada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e até a próxima!

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *