5 Passos para atuar em Cadeias Curtas

Esta é a segunda matéria sobre as cadeias curtas de abastecimento alimentar, ou short food suply chain. Destacamos 5 passos para atuar desta forma.

Acompanhe:

  • Identificar o mercado local

Pesquise e identifique os mercados locais, como feiras, mercados de agricultores ou programas de alimentos, onde você poderá vender diretamente suas hortaliças. Avalie a demanda, os tipos de produtos que são procurados e as preferências dos consumidores na região.

  • Estabelecer parcerias

Procure estabelecer parcerias com outros produtores locais, cooperativas ou associações que estejam envolvidos em cadeias curtas. Isso pode fortalecer sua presença no mercado, compartilhar custos e ampliar a variedade de produtos disponíveis, atraindo ainda mais consumidores.

  • Focar na qualidade e diversidade

Esteja atento ao momento e suas oportunidades, já que uma boa parte dos consumidores estão buscando qualidade e diversidade em hortaliças.  Priorize a produção conforme a sazonalidade, o que contribui para cultivos mais sustentáveis e de melhor qualidade.

  • Estabelecer canais de comunicação direta

Construa uma presença online por meio de redes sociais, um site ou uma página para divulgar suas hortaliças, compartilhar informações sobre suas práticas agrícolas e estabelecer uma comunicação direta com os consumidores. Isso ajudará a criar confiança e a fidelizar os clientes.

  • Participar de eventos e programas

Participe de feiras de agricultores, eventos locais e programas de alimentos orgânicos ou de agricultura familiar. Essas iniciativas proporcionam oportunidades de comercialização direta, networking com outros produtores e acesso aos consumidores.

Aqui você acessa a primeira matéria desta série.

Lembre-se de adaptar esses passos à sua realidade local e ao contexto específico da sua produção de hortaliças. Olhar para referências e tendências externas de outros locais, é uma prática interessante para antever e entender as demandas locais e se preparar para a evoluções futuras.

Acompanhe a próxima matéria sobre Cadeias Curtas. Compartilhamos o case de uma empresa que atua há 27 anos colhendo os benefícios desta proximidade com seus clientes.

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *