SUBSTRATOS: INFORMAÇÃO TÉCNICA PARA VIVEIRISTAS

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária atua há mais de 50 anos realizando pesquisa e divulgação de informações técnicas para as diferentes cadeias produtivas no agronegócio brasileiro. 

Na última semana foi divulgada a notícia “Substratos isentos de contaminantes resultam em mudas com alto padrão sanitário e fisiológico” mostrando a nova versão atualizada com os documentos disponíveis para acesso universal. Tanto pesquisadores quanto produtores e estudantes podem ter acesso ao material.

“Informações técnicas sobre substratos utilizados na produção de mudas de hortaliças” segue com uma abordagem acessível, trazendo conteúdo técnico sobre a produção de mudas de hortaliças. Na publicação, você pode consultar sobre os melhores materiais utilizados, substratos com formulações, características químicas, físicas e recomendações de uso. O material é rico em imagens e com detalhamento de informações para que os viveiristas possam produzir o próprio substrato, com as condições ideais de crescimento das mudas.

É interessante estudar sobre a escolha dos materiais para elaboração do substrato, pois as diferentes combinações podem interferir diretamente na produção em viveiros, gerando mudas de melhor qualidade, com boa massa de raízes. Substratos com diferentes características de porosidade podem demandar diferentes regimes de irrigação, por exemplo.

Bandejas com células para produção de mudas de hortaliças em viveiro na Estação Experimental da ISLA Sementes – Itapuã/RS

Por ser o principal meio de produção de mudas utilizadas na olericultura, os substratos estão diretamente relacionados à qualidade dos materiais usados nas formulações, sendo a base para o desenvolvimento sadio das plantas.

Raízes saudáveis com torrão bem formado, resultado das boas práticas em viveiros de mudas

“Substratos que sejam isentos de contaminantes, principalmente patógenos e sementes de plantas daninhas, e que sejam irrigados com água de boa qualidade e/ou tratada por filtragem e cloração, habitualmente resultam em mudas com elevado padrão sanitário e fisiológico”, atesta Raphael Melo, pesquisador da área de Fitotecnia da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF).

Clique no link e acesse a publicação: Informações técnicas para viveiristas EMBRAPA

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Nos acompanhe no Instagram e fique por dentro das novidades!

Canal do Horticultor

Nos mostre sua plantação usando a hashtag #canaldohorticultor nas suas redes sociais.

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *