Resultante de um extenso trabalho de seleção de plantas, a Alface Litorânea é o mais novo lançamento da ISLA. Resistência ao pendoamento e adaptação aos diferentes métodos de cultivos são os grandes diferenciais desta cultivar desenvolvida pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) de Itajaí/SC. Essas características permitem que ela seja plantada em todas as regiões do Brasil, em qualquer época do ano.
Devido ao fato de temperaturas elevadas acelerarem o ciclo e anteciparem o pendoamento, o cultivo de alface em regiões de clima quente pode sofrer algumas limitações. A Litorânea é uma cultivar que responde muito bem a essa questão, pois possui pendoamento tardio, em torno de sete dias mais tarde do que outras variedades de alfaces lisas.
Durante o processo de desenvolvimento e avaliação, realizado tanto em ambiente protegido quanto em campo aberto, foram utilizadas 2.000 plantas em cada cultivo. As que apresentavam desconformidades ou iniciavam o pendoamento eram retiradas, de forma que restavam apenas cerca de 5% em cada plantio – as com menor incidência de doenças e com pendoamento mais tardio. Após 6 anos repetindo o experimento, as melhores plantas foram reservadas para produção das sementes.
Todo o desenvolvimento da Alface Litorânea foi realizado em um sistema orgânico de produção, de forma que ela naturalmente obteve alto desempenho nessa técnica de cultivo. O desempenho para os métodos hidropônico e convencional foi igualmente alto.
A produção da cultivar apresenta hábito de crescimento semiereto, peso médio de cabeça de 300g no momento da colheita, diâmetro de cabeça de 40cm e número médio de 44 folhas por planta. Seu ciclo tem em torno de 50 dias no verão e 60 no inverno. Encontre as sementes aqui!