Berinjela Ciça: Adaptação, alto potencial, produtividade e excelente pós-colheita

Conhecida por ser um vegetal coringa, que vai bem em diversos pratos, a berinjela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil! Ela integra compotas, antepastos, caponatas, hambúrgueres vegetarianos e é excelente recheada ou até mesmo ao ser utilizada como opção saudável para a massa de lasanhas.  Além disso, os seus benefícios para a saúde são inúmeros, todos documentados por pesquisadores de instituições internacionais.


Berinjela Ciça em início de cruzamento produção de sementes, SP

Cultivada em áreas de agricultura familiar, a berinjela tem seu espaço garantido em feiras e mercados, sendo bem aceita pelos consumidores e bastante utilizada na culinária. Com a finalidade de auxiliar os produtores rurais, proporcionando frutos resistentes e de excelente qualidade, surgiu no mercado a Berinjela Híbrida Ciça, lançada em 1990 pela Embrapa.

Além de ser nutritiva, a cultivar Berinjela Ciça tem uma grande vantagem em ganhos ambientais e econômicos. Por ser um híbrido originário do cruzamento entre um genótipo resistente à antracnose e outro resistente à podridão-de-fomopsis, doenças que causam severos danos à planta, o seu cultivo em horticultura convencional requer um número menor de pulverizações em relação as cultivares suscetíveis. Ela também apresenta excelente padrão comercial, boa adaptação a variações climáticas, uniformidade do fruto e planta e boa conservação pós-colheita.


Berinjela Híbrida Ciça cultivada em campo da ISLA Sementes, na Expoagro Afubra 2019

É possível plantar o material em todas as regiões brasileiras, desde o bioma Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal até o Pampa. A planta floresce entre 35 e 45 dias após o transplantio, chegando a 1,1 a 1,2 metros de altura. Ela tem hábito de crescimento intermediário e apresenta fruto oblongo alongado de cor roxo escuro brilhante, com peso médio de 350g, distribuído em 22cm de comprimento e no diâmetro de 8cm. Os frutos podem ser colhidos entre 60 dias e 90 dias.

De acordo com o agrônomo da Embrapa Warley Nascimento, especialista em hortaliças, a cultivar é fruto de sete anos de pesquisas, que envolvem uma combinação de  produtividade, resistência a doenças, qualidade da fruta, vida de prateleira pós-colheira, teor de nutrientes e uma série de parâmetros que são avaliados antes de chegar ao produto final.

Entre os destaques da Ciça, também está a uniformidade dos frutos, a alta produtividade em relação a outras berinjelas e menos espinhos, o que facilita na hora do manejo e colheita do material. Especialistas informam que mesmo com altas temperaturas e chuvas constantes, o a cultivar vem apresentando bom desempenho, mas que o indicado é esperar as épocas de chuvas intensas para realizar a semeadura.

A adubação e os tratos com a Ciça devem ser os mesmos usados para outras variedades. Mas para o bom desenvolvimento da cultura, técnicos indicam que o plantio seja feito em linhas com espaçamento de 1m entre uma planta e a outra, e a largura entre as fileiras de 1,3m.

Confira o relato de produtor que teve maior lucro com o material e saiba mais sobre como ele foi desenvolvido! 

Parceria entre Embrapa e ISLA garante mais sementes de Ciça para os horticultores brasileiros

A ISLA Sementes, conhecida por seu amplo portfólio de materiais, comercializa a Berinjela Ciça há anos. Ao longo desta trajetória, muitos foram os produtores satisfeitos com o material, que teceram criticas muito positivas e renovaram pedidos de sementes, produzindo continuamente a variedade, que é muito apreciada pelos consumidores. Cultivada em todo o Brasil, a Ciça é reconhecida como um dos melhores materiais do mercado, tendo cultivo destaque no sudeste do pais, nas regiões de São Paulo, Minas Geris, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Em 2018, por meio de uma licitação, a ISLA ganhou o direito de realizar a produção própria deste híbrido. “É uma iniciativa importante para os nossos produtores, que terão a disponibilidade de sementes para seu cultivo. O que muda é que agora podemos ter a semente em quantidade necessária para atendermos a demanda do mercado. A Embrapa nos fornecerá as sementes básicas das linhas pais de cada produção. Esta produção já está sendo feita por nossos cooperados na região de Jaiba, no Norte de Minas Gerais”, explica Deusdedit Pereira, Gerente de qualidade da ISLA.

Adquira as sementes online em www.isla.com.br, pelo 0800 709 5050 ou pelo Whatsapp 51 98412 8415!

Fontes: Entrevista com ISLA Sementes | Embrapa Hortaliças

Gostei(6)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!