Entre os dias 20 e 22 de junho, a ISLA participou da 25ª edição da Hortitec, em Holambra-SP. A maior feira de horticultura da América Latina reuniu por mais um ano as principais marcas do setor, apresentando novidades para produtores e varejistas. Muito visitado desde o primeiro dia do evento, o estande da ISLA foi um sucesso de público!
Nele, foi possível conferir os materiais in natura e adquirir as sementes. Além de apresentar os destaques e lançamentos que são tendências no mercado, a ISLA também proporcionou um espaço de troca de informações entre horticultores, projetos de hortas urbanas e comunitárias, estudantes, professores, chefs de cozinha, ONGs, influenciadores e hortelões urbanos.
Equipe da ISLA Sementes estava disponível para atender as dúvidas dos visitantes quanto ao manejo, produtividade e características das cultivares
Rinaldo Silva, da Escola Agrícola de Araras-SP, é um dos exemplos. Ele trouxe os seus alunos no intuito de aprofundar conhecimentos técnicos e conhecer as cultivares propícias para o desenvolvimento em aquaponia, sistema utilizado no projeto que estão criando na escola. Já Gustavo Wunderlich, da EcomAmor, ONG goiana de agricultura urbana e orgânica em espaços públicos, conta que adorou os tomates mini e que a parte mais emocionante são as variedades diferenciadas.
Estande da ISLA teve grande movimentação, contando com comercialização de sementes e exposição de hortaliças in natura!
Na linha de sementes profissionais, se destacaram os Mini Pimentões Kaiki, Kalani e Akamu. Segundo Claudio Nunes, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da ISLA, esses lançamentos chamam atenção pela doçura e visual, capazes de estimular o consumo de hortaliças. “Eles alcançam 11º de brix e possuem menos sementes. São ideais para o consumo como aperitivos e uma grande vantagem para horticultores que buscam se diferenciar no mercado”, explicou. O horticultor Everton Kremer, da Hidropônicos Brancão, de Feliz (RS), conheceu os mini pimentões na feira e aprovou os materiais. “Hoje as tendências estão nas mini hortaliças, que prezam pelo sabor e qualidade. As famílias são menores e as pessoas buscam por alimentos práticos, então esses daqui são excelentes. Eles têm uma qualidade excepcional e serão um sucesso”, comentou entusiasmado.
Outro destaque foram os últimos lançamentos da ISLA, que trazem vantagens desde o campo até a hora do consumo. Entre eles, a Abóbora Híbrida Pérola Negra, uma variedade mini com sabor exclusivo que se assemelha a castanhas assadas. E os quiabos híbridos Guará, na coloração roxa, e o Canindé, na coloração verde escuro, ambos com destaque para arquitetura da planta e precocidade.
Novos quiabos híbridos da ISLA são lançamentos que proporcionam precocidade, produtividade e muito sabor! Na esquerda, a variedade Canindé e na direita o Quiabo Guará em versão Colheita Jovem
A Abóbora Pérola Negra apresenta sabor de castanhas assadas e veio para proporcionar novas experiências gastronômicas!
No nicho de tomates, foram apresentados frutos super doces, como é o caso dos mini tomates híbridos Catânia e Sicília. Além deles, variedades como o Tomate Híbrido Sorbetto encantaram os visitantes. O produtor Everton já cultivava a variedade, e mencionou a sua experiência: “Fiz uns testes com esse material e é de excelente qualidade, é um diferencial no mercado. Ele tem uma aparência menor, um tamanho muito bom”. Outro sucesso foi o Tomate Híbrido Dolcetto. Os pesquisadores e produtores orgânicos Guilherme Vasconcelos e Lélia Benfica Vasconcelos, de Patos de Minas (MG) produzem a variedade e realizam degustações direto no campo, estimulando que os consumidores conheçam a origem do alimento. De acordo com eles, as crianças são as principais admiradoras da variedade. “A criança normalmente tem dificuldade com o consumo de hortaliças, e quando oferecemos o tomate ela já faz careta. Na hora que prova o Dolcetto, a feição dela muda completamente. O sabor é diferente de outros tomates e fica muito claro na feição da criança que ela gostou. Que é saboroso!”, revelou Guilherme.
O produtor orgânico Guilherme Vasconcelos cultiva o Tomate Híbrido Dolcetto e recomenda a variedade!
“Os produtos são bem diferentes. Eu passei muito tempo na Europa, então todos esses produtos eu conheço muito bem de lá. Eu não tinha visto eles tão bonitos aqui no Brasil ainda, gostei muito e estou provando um pouco de cada”, revela a chef Heaven Delhaye, a frente dos restaurantes Chez Heaven e Le Club, do Rio de Janeiro (RJ). “O estande está muito interessante. A gente viu muita coisa legal, como aquela abóbora doce com gosto de castanhas (Pérola Negra), bem exótica. Vimos os tomates, como é o manejo das sementes. Estamos pensando em começar a plantar em casa”, complementa o ex-lutador e campeão Antônio Rodrigo Nogueira, conhecido como Minotauro.
Especialistas como o Jorge Barcellos, do Laboratório de Hidroponia da Universidade Federal de Santa Catarina, também passaram para conferir o estante. Além dele, horticultores levaram os seus produtos no intuito de apresentar o resultado final do trabalho feito a partir das sementes da ISLA. Lidiane Silva, da Acqua Hidroponia, de Viamão (RS), apresentou as novas embalagens da linha de temperos de sua marca. Já Thomas Oberlin e Rodrigo Meyer, da Mighty Greens, levaram ao estande microverdes ricos em nutrientes e sabor, compartilhando os resultados de seu trabalho e as novidades que estão por vir.
Presidenta da ISLA, Diana Werner e Jorge Barcellos, do Laboratório de Hidroponia da Universidade Federal de Santa Catarina
Thomas Oberlin e Rodrigo Meyer, da Mighty Greens, levaram ao estande deliciosos microverdes produzidos a partir de sementes da ISLA. Ao lado Diana Werner, presidenta da ISLA Sementes e Claudio Nunes, Gerente de Desenvolvimento da ISLA.
Resultado do microverde de mostarda, da Mighty Greens
Para o mercado de horta em casa, os destaques foram os Kits de sementes #MinhaHorta. Segundo Andrei Santos, Diretor de Planejamento Estratégico da ISLA, este produto foi desenvolvido para atender uma das principais dificuldades das pessoas que tem vontade de cultivar uma horta, que é definir o que semear. A ISLA também apresentou o seu novo conceito de envelopes de sementes, com um design inovador e diferenciado. Resultado de meses de estudos e pesquisa, as novas embalagens representam uma evolução e modernização importante para a empresa, que completou 63 anos no último mês de maio. Os principais diferenciais do novo design são a atratividade no ponto de venda e o destaque para informações mais importantes para o consumidor.
Equipe da ISLA estava presente para atender às dúvidas dos clientes
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