Conheça a produção de Mário Yamashita
Nesta matéria compartilhamos a avaliação de colheita de cenouras de verão, na produção de Mário Yamashita, em São Gotardo, Minas Gerais.
O produtor, que atua há mais de 30 anos na produção de hortaliças, fundou em 1986 a Comercial Agrícola São Gotardo, uma empresa referência no setor. Em suas fazendas são plantadas diversas culturas que variam durante o período de inverno e verão.
Como carro-chefe e cultivo pioneiro, a cenoura é o único produto da empresa cultivado durante o ano todo. Por inúmeros motivos, é tratada de forma muito especial na tomada de decisões e manejos. Por tamanho protagonismo, o cultivo de cenouras possui grande dedicação e investimento, com ampla estrutura interna do sistema produtivo, ou seja, todo seu processo é feito nas instalações da empresa.
Cenoura como protagonista
Atualmente, a Comercial Agrícola São Gotardo também produz alho, beterraba, café e atua nas cidades de Rio Paranaíba, Ibiá e Araxá. A CASG também conta com uma empresa familiar própria de transporte, Yamashita Transporte, a qual atende necessidades logísticas e transportes, dando acesso à diferentes regiões. A empresa também está presente no estado de Roraima, através da produção de outros cultivos agrícolas, como batata doce e cebola, e da criação de gado de corte, chamada Agropecuária Yamashita. Saiba mais no site da empresa.
Em avaliação de áreas de cenoura, realizada em março deste ano, foi notável o desempenho dos materiais escolhidos para cultivo de verão. O semeio foi feito em novembro de 2022 e toda produção teve acompanhamento de técnicos ao longo do ciclo.
Em uma das áreas foi feito o cultivo da Cenoura Híbrida BRS Carmela, conhecida por altos padrões de sabor e concentração de açúcares, diferencial importante para uma cenoura de verão.
Considerando o clima e características de solo do local, foi possível um menor tempo para completar o ciclo de produção, sendo outra característica desta variedade, determinante para escolha do produtor.
Na perspectiva de produtividade por hectare, é possível perceber que essa precocidade da colheita garante ao horticultor economia de recursos, chegando a resultar em uma safra extra por ano.
Já a Cenoura Híbrida Alice se destaca pelo padrão de raízes.
O Material teve destaque na produção de caixas de cenouras com 3A e 2A.
Após a colheita, as cenouras são levadas ao lavador, onde são beneficiadas por profissionais treinados, visando manter a qualidade dos produtos.
O armazenamento é feito em local arejado, com total higienização, garantindo assim boa conservação da hortaliça, até a comercialização.
A distribuição é feita para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo (Capital), Bauru, Campinas, Ceará, Pará, Bahia, e até regiões do Uruguai, fornecendo cenouras e outras hortaliças para inúmeros mercados.
Mais sobre as Cenouras de Verão
A cenoura Híbrida Alice é um material de pele bem acabada e coloração alaranjada intensa. Agrega precocidade e tem se mostrado uma excelente alternativa para regiões onde há oscilação no preço e os horticultores necessitam manter a produção por mais tempo no campo.
Em produções no sul do Brasil, há exemplos em que a Alice se manteve por até 140 dias sem prejudicar o resultado da colheita.
As cenouras Híbrida Camila e BRS Paranoá também são materiais de verão, interessantes para sistema de produção orgânica, devido às características fitossanitárias, como tolerância à Alternária e a Nematóides. Podem ser semeadas ao ano todo nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e demais regiões de clima tropical.
Para garantir uma boa produção, independente da área em questão, é fundamental utilizar sementes de boa qualidade, mas acima disso, materiais adaptados às diferentes regiões e condições de clima.
Para compartilhar imagens e relatos da sua produção, nos marque nas redes sociais ou envie por e-mail através do email [email protected]