Sakata Field Day: maior dia de campo de hortaliças da América do Sul

Entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro de 2023 aconteceu o Sakata Field Day, evento no formato dia de campo, realizado em Bragança Paulista-SP, sede da Sakata Brasil. Nesta matéria vamos trazer os principais destaques desta edição do evento, que recebeu mais de dois mil visitantes, entre produtores de todo o Brasil e de outros países como Chile, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina, viveiristas, profissionais do setor, estudantes e influenciadores digitais.

Conheça as variedades lançadas nesta edição

– Alface crespa Ivy: plantas grandes e volumosas, de formato “bolinha” e eretas, com alto rendimento devido ao maior número de folhas por planta.
– Alface crespa Peony: rusticidade e segurança, com ampla adaptação às condições tropicais de cultivo e aos mais diferentes ambientes.
– Cebola Prada: excelente adaptação a períodos com temperatura mais alta, com ótima tolerância a doenças foliares.
– Cenoura Alanna: com formato preferido pelo consumidor e qualidade muito superior ao padrão do mercado, possui ótima adaptação para verão e período de transição.
– Couve-chinesa Yukari: resistente à hérnia, pode ser comercializada no mercado fresco, embalado ou processado.
– Couve-flor Pamela: cabeças compactas e uniformes, com tolerância às oscilações climáticas e bacterioses.
– Pimentão Marielle: apresenta combinação entre alto desempenho e resistência, entregando mais segurança e estabilidade na colheita.
– Repolho Hoopoe: apresenta tolerância ao cracking (rachamento da cabeça) e também ao transporte em longas distâncias.
– Rúcula Lorena: possui a maior padronização de formato de folhas do segmento. Pode ser comercializada tanto em mercado fresco como processado.
– Tomate Caliper: elevado potencial produtivo, proporcionando maior longevidade de colheita com alto padrão de qualidade, com destaque para a firmeza de frutos.
– Tomate Da Vinci: apresenta amplo pacote de resistências e frutos grandes, da base ao ponteiro.
– Tomate Leblon: com pacote de resistências completo, possui ainda alta tolerância a manchas e rachaduras, evitando perdas em períodos chuvosos.
– Tomate Patriota: alto rendimento de frutos de elevada qualidade (cor, sabor, tamanho e elevada tolerância a doenças bacterianas).
– Tomate Sweet Vita: pacote de resistência inovador, possui longevidade de colheita com manutenção do rendimento e da qualidade.
– Begônia Viking: flor comestível e pet friendly, resistente à desidratação e ao sol pleno. O sabor azedinho das flores dá um toque especial aos pratos, podendo ser utilizadas em saladas e na decoração de outros preparos, como doces e drinks.

Linha de porta-enxertos Sakata: o sucesso começa pela raiz

Para o cultivo de tomate, o porta-enxerto Contrattack se destaca no segmento por sua excelente resistência à Ralstonia, uma das principais doenças que afetam a cultura. Além disso, promove alto vigor vegetativo, aumento no calibre dos frutos e maior longevidade na colheita. Já o porta-enxerto Robusto é um material de vigor, proporcionando maior pegamento e aumento no calibre dos frutos, além de prolongar o período de colheita.

Para a cultura do pimentão, a Sakata oferece o porta-enxerto AF8253, que é líder de mercado. Com sistema radicular vigoroso e pacote de resistências bastante completo, a variedade proporciona incremento de produtividade, além de segurança no cultivo em áreas infestadas por nematoides, canela-preta e Ralstonia.

Na cultura de pepino, o destaque é o porta-enxerto Absoluto, que oferece mais segurança na produção, prolonga a vida útil da planta e gera aumento na produtividade e qualidade dos frutos.

Exposição Técnica

O evento contou com uma parte inteiramente voltada para a exposição técnica de produtos e serviços relacionados às tecnologias de cultivo, com 15 empresas expositoras do segmento hortícola.

ISLA Sementes, Corteva, Ihara, Sumitomo, Syngenta, Tropical Estufas, Yara, Agroplás, Ballagro, Biotrop, Ginegar, Green Has, Incotec, Netafim e Vita Fertilizantes apresentaram produtos e serviços relacionados às mais recentes tecnologias de cultivo, oferecendo um pacote de informações completo aos visitantes. Neste espaço, foram gerados conhecimentos e insights sobre as tendências que estão moldando o futuro da horticultura. 

Microverdes em destaque no evento

Esta edição do Sakata Field Day contou ainda com uma grande novidade: a participação da ISLA Sementes como uma das expositoras do evento. Isto porque, neste ano em que celebra 55 anos de história, a Sakata Seed Sudamerica realizou, por intermédio da Sakata Seed Corporation, a aquisição integral da Isla Sementes, consolidada no mês de outubro.

Essa união estratégica entre Sakata e Isla, duas renomadas empresas que são reconhecidas pela excelência de suas sementes e pela sólida reputação no mercado, trará grandes benefícios para a agricultura nacional e para o setor em toda a América do Sul, oferecendo mais produtos, maior capilaridade e serviços, beneficiando todos os elos da cadeia produtiva.

Os produtores que conheceram os microverdes ficaram encantados com a diversidade de materiais para cultivo das hortaliças jovens, como girassol, cenoura, beterraba, alface, aneto e muitas brássicas, como repolho roxo, rabanete, couve, nabo, entre outras.

O estande da ISLA recebeu os participantes do evento, interessados em saber mais sobre os microverdes. Entre os principais atrativos para a produção profissional na horticultura estão a rapidez no cultivo, baixo uso de insumos e a possibilidade de cultivo em pequenos espaços.

Diversidade em microverdes no ponto de colheita

O tempo entre semeadura e colheita varia conforme a espécie, condições ambientais (temperatura, luminosidade, umidade) e método de produção. Para espécies de brássicas como rúcula, couve e repolho, a germinação ocorre em cerca de 2 a 3 dias e a colheita pode acontecer na semana seguinte, 7 a 10 dias após o início do cultivo.

Diego Diel, Gerente de Vendas da ISLA Sementes contou como foi participar desta edição. “Recebemos muitos retornos positivos sobre a comunicação das nossas embalagens e também sobre a importância de dar acesso para todos os perfis de agricultores. De variedades de polinização aberta a híbridos de alto desempenho, oferecemos centenas de variedades de hortaliças, flores, uma linha de sementes peletizadas em embalagens de 100 pelets e a linha de microverdes, que chamou muito a atenção do público.”

O que são, como são produzidos, quais são os diferenciais nutricionais e outros benefícios dos microverdes foram trabalhados com clientes do varejo. 

Os Kits de Cultivo de Microverdes, Linha de Sementes assinada por Carol Costa, Adubos em embalagens de 5 mL e outros diferenciais para hortas foram bem aceitos.

Equipe ISLA Sementes no Sakata Field Day 2023

Próxima edição

Diante do sucesso alcançado em mais uma edição, a equipe responsável pelo Sakata Field Day está empenhada em superar as expectativas para o próximo evento, programado para 2025. Nesse sentido, a empresa já começará em breve a elaborar um novo planejamento e estabelecer parcerias estratégicas, visando contribuir para o constante avanço da horticultura na América do Sul.


Para mais informações e atualizações sobre o Sakata Field Day, acesse sakata.com.br ou no Instagram. Acompanhe mais sobre o evento acessando nas redes sociais, pelas hashtags #sfd2023 e #sakatafieldday2023 ou no nosso Instagram, onde temos um destaque dos stories durante o evento.

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *