Nesta matéria, que é a primeira do ano de 2024, trazemos as principais tendências na horticultura brasileira. O cenário está sempre em evolução, e já promete uma mescla empolgante de inovação e tradição.
Principais tendências para horticultura:
Rastreabilidade da produção
A rastreabilidade da produção refere-se à capacidade de rastrear a origem e o histórico de um produto ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Permite a identificação precisa de lotes, facilita recalls eficientes, garante conformidade regulatória e promove a transparência na produção. Mesmo que o tema não seja uma novidade, a amplitude de adequação promete crescer em 2024.
Valorização dos produtores
É atribuída pelo reconhecimento dos produtores que se dedicam à produção de hortaliças. Com o aumento da consciência em relação a toda cadeia produtiva das hortaliças, a valorização dos produtores tende a ser uma realidade. Valorizar os horticultores é essencial para o desenvolvimento de comunidades rurais, assim como para a oferta de alimentos saudáveis.
Proximidade entre produção e mercado consumidor
Refere-se à localização geográfica próxima da produção em relação ao mercado consumidor final. Reduz custos de transporte, minimiza impactos ambientais, promove a frescura dos produtos e cria oportunidades para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis.
Hortaliças e frutas diferenciadas para mercados de nicho
São produtos agrícolas cultivados de maneira especializada para atender demandas específicas de consumidores em mercados de nicho. Explora oportunidades de mercado específicas, possibilita preços premium, destaca-se pela qualidade diferenciada e promove a inovação no setor agrícola.
Economia circular e consumo consciente
A economia circular visa minimizar resíduos e maximizar a eficiência dos recursos, enquanto o consumo consciente refere-se à escolha informada e responsável dos consumidores. Reduz o impacto ambiental, promove a reutilização e reciclagem de recursos, incentiva práticas sustentáveis na produção e alinha-se às crescentes preocupações ambientais dos consumidores.
Leia mais neste link: https://tomatesmallmann.com.br/tendencias-para-2024-economia-circular-e-consumo-consciente/
Certificações e selos de qualidade
Certificações e selos de qualidade são credenciais concedidas a produtos que atendem a padrões específicos, indicando conformidade com normas e regulamentos estabelecidos. Aumentam a confiança do consumidor, demonstram compromisso com a qualidade, facilitam a entrada em mercados específicos e podem impulsionar as vendas.
Em um cenário cada vez mais globalizado, a integração destas práticas impulsionam a sustentabilidade e eficiência na horticultura. Também refletem um compromisso essencial com a qualidade, transparência e responsabilidade na produção, atendendo às demandas dos consumidores.
Rogerio Neves
Muito útil e ajuda bastante.