Passeie pela estufa da ISLA Sementes na Expoagro Afubra 2020

Visando a segurança de seus participantes e atendendo às orientações do Ministério da Saúde, a organização da Expoagro Afubra cancelou a sua edição deste ano poucos dias antes da abertura oficial do evento. 

A estufa conta com mais de 600m² e é fruto de um planejamento de quase um ano, onde todas as plantas são cultivadas para estarem em plena maturação e na sua melhor apresentação exatamente nos dias da feira.

Acompanhe conosco as fotos que registramos durante a condução da estufa e conheça cada um dos materiais de destaque da ISLA Sementes:

 

Os tomates eram, sem dúvida, um dos principais destaques, confira de perto alguns materiais que marcaram presença:

Tomate Lucca

O Lucca (279) é um tomate híbrido do tipo saladete, apresenta um excelente pacote de resistências e alta capacidade produtiva. Já estabelecido no primeiro ano de mercado, demonstrou ótima adaptação nas principais zonas produtoras brasileiras. 

O Tomate híbrido Enzo (299) , na foto abaixo, é um material do tipo italiano, com frutos alongados, pesados e de excelente sabor. Apresenta excelente boa cobertura foliar e um robusto pacote de resistências, que já tem mostrado sua força em estados como Paraná e não podia faltar na demonstração.

Tomate Enzo

O Tomate Verônica (288), com seu visual diferenciado, também estava presente na estufa. Conhecido por muitos como a variedade que resgata o verdadeiro sabor do tomate. Confira algumas matérias que já fizemos sobre essa variedade clicando aqui

Tomate Verônica

Os tomates especiais também estavam presentes com seus múltiplos sabores, cores e formatos:

Tomate Tigre (289), tipo coquetel, apresenta frutos de coloração tigrada e plantas de ótima qualidade e sanidade. Muito utilizado por horticultores orgânicos, é um material indicado também para hidroponia. 

Tomate TigreNa imagem abaixo podemos conferir as belas e longas pencas do Tomate Wanda (267), um material tipo cereja com excelente pacote de resistências, produtividade e sanidade foliar. Indicado para cultivo protegido ou em campo aberto. Muito doce, vem para quebrar o conceito de que os tomates “redondinhos” são mais azedos.

Tomate Wanda

O tomate Sicília (295), famoso por seu excelente sabor que agrada até os paladares exigentes das crianças, estava demonstrando todo seu potencial. Esse é um material do tipo uva, de cor amarela, que pode alcançar até 11º de doçura na escala brix. 

Tomate Sicília

O Tomate Tucaneiro (271), variedade também do tipo coquetel, ideal para venda em penca, chama bastante atenção no ponto de venda do mercado in natura. Vale destacar a excelente sanidade das plantas e o seu vermelho exuberante.

Tomate Tucaneiro

Além de tomates, a linha de mini pimentões da ISLA estava presente, demonstrando a variedade de cores e formatos, muito importante neste tipo de produto e trabalho de acesso às hortaliças em forma de snack.

Mini Pimentões

Mini pimentão Kaolin (957): vermelho vivo quando maduro, de formato muito atrativo (tipo blocky). Planta produtiva, apresenta excelente cobertura foliar e frutos crocantes com parede espessa. Na foto, produção em vasos com gotejamento. 

Mini Pimentão Kaolin

Mini pimentão Moke (958), coloração amarela e excelente produtividade na estufa!

Mini Pimentão Moke

A área também contava com uma estrutura simples para produção de microverdes. Você pode conferir uma matéria completa sobre como produzir com uma estrutura de baixo custo clicando aqui.  Na imagem você pode conferir microverdes de repolho roxo, beterrraba, salsa, coentro, manjericões, mostardas, entre outros. 

Microverdes

Clique aqui para conferir uma lista com as cultivares indicados para microverdes. 

Já conhece a Beterraba amarela Pinot (937)? Variedade que atende à demanda por produtos diferenciados, tão importante na evolução da relação do público com as hortaliças. Com a casca alaranjada, o interior amarelo e excelente sabor, tem alta versatilidade na culinária. 

Beterraba Pinot 

A colheita jovem da Abobrinha Híbrida Tróia (905) é uma iguaria no mercado gastronômico. Diversifique a sua produção conhecendo um pouco mais sobre o manejo para colheita jovem de hortaliças clicando aqui.

Colheita Jovem de Abobrinha Tróia

Nas próximas fotos, você pode conferir as abóboras Pérola Negra (908) e Macarrão (936), lançamentos que têm feito muito sucesso com excelente desempenho a campo e nos supermercados.

Abóbora Pérola Negra

Abobrinha Macarrão

Os repolhos Star Red (236) (mais ao fundo) e Blue Canyon (243), em plena produção na área externa da estufa. 

Repolhos Blue Cannyon (frente) e Star Red (roxo)

A Mostarda Osaka (150), nova variedade trazida pela ISLA. Aqui, na fase adulta da planta ela apresenta ranhuras cor de vinho. Quando jovem, a folha toda fica nesse tom. Pode ser cultivada para colheita nas diferentes fases da vida da planta, dependendo do objetivo, desde microverdes até o tamanho da foto.

Mostarda Osaka

As Couves Kale Arizona (133) e Califórnia (323), também novidades recentes com alto valor percebido pelos clientes em especial pela sua importância na saúde. Esse grupo de vegetais vem ganhando destaque pelas suas propriedade nutracêuticas, sendo cada vez mais procurados em feiras e mercados em geral.  

Couve Kale Arizona

Couve Kale Califórnia

Abaixo, as novas Acelgas Gaia (313)  e Artemis (311) e suas colorações prometem chamar muita atenção no mercado in natura, pode ser comercializadas em diferentes estágios de desenvolvimento, ilustrados na imagem, sempre atrativas e trazendo o importante colorido para o prato.

Acelga Gaia

Acelga Artemis

Na estufa também era possível conhecer o Espinafre de Viroflay (141) conduzido em hidroponia. Também indicada para o cultivo de microverdes. 

Espinafre de Viroflay

Para concluir a matéria, o novíssimo Manjericão Cannella (507). Mais uma novidade, variedade cujo aroma possui notas marcantes de canela. Desenvolvido a partir do Manjericão tipo tailandês, ingrediente essencial em muitas receitas dessa admirável cultura. inesquecível!

Manjericão Cannella

A Expoagro Afubra deste ano foi suspensa, mas esperamos que em breve possamos trazer para você mais conteúdos sobre horticultura e coberturas completas de eventos com segurança, afinal trabalhar com alimento é trabalhar com a vida. Cuide de você e de quem você ama.  

Gostei(2)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!