Horticultura em retrospectiva 2022

Nesta matéria, reunimos os principais assuntos que estiveram em pauta ao longo de 2022.
Acompanhe os tópicos em destaque:

  • Cultivo Indoor, Hidroponia, Fazendas Verticais e Microverdes

Como o aumento da população e a demanda por alimentos estimula as técnicas mais eficientes na produção de hortaliças e vegetais? Esta é a principal reflexão que levou estes 4 temas ao destaque na horticultura em 2022.

De acordo com Josh M. Carney, estima-se que 6,5 bilhões de pessoas viverão em espaços urbanos até meados deste século. Uma nova safra de fazendas internas que agora se enraízam em cidades ao redor do mundo pode ajudar a alimentar essa população em expansão. 

Aproximar as fazendas dos consumidores reduz a necessidade de transporte e refrigeração, “criando uma fonte de alimento disponível, econômica e acessível”, diz Nona Yehia, da Vertical Harvest Farms. 

Relacionados ao tema:

Instituto Caldeira inaugura Fazenda Urbana SLC

Acompanhe clicando aqui

Microverdes são destaque em Encontro de Hidroponia

Clique para saber mais

Embrapa promove Simpósio sobre Cultivo Protegido

“As fazendas movidas a LED podem ser combinadas com a agricultura tradicional para cultivar rapidamente plantas jovens ou cultivar muitas plantas para uso em pesquisas”, diz Van Rijswick. Leia mais neste link.

  • Mercado de temperos, ervas e hortaliças em vasos

O mercado de plantas em vasos vem crescendo a cada ano, atendendo a demanda de clientes em todo o país, desde floriculturas, supermercados, distribuidores, restaurantes, profissionais de paisagismo e até consumidores finais.

Aqui compartilhamos o case de um dos pioneiros neste segmento, a empresa Sabor & Saúde, que atua há mais de duas décadas com amplo mix de ervas aromáticas e temperos. Leia mais nesta matéria: clique neste link.

Conheça hortaliças que podem ser cultivadas em vasos: mini pimentões, abóboras e mais.

  • Produção integrada de hortaliças

Os consumidores de hortaliças estão exigentes na procura por alimentos saudáveis, seguros e de elevada qualidade. Atender a essa pressão dos consumidores locais e também do mercado internacional tem sido um desafio para a produção integrada. 

Na Produção Integrada de Hortaliças, a aplicação de boas práticas agrícolas busca favorecer os recursos naturais, a redução dos contaminantes e obtenção de um alimento com elevado padrão, incentivando a sustentabilidade, rastreabilidade e obtenção da certificação. O aumento de produtividade não é o principal objetivo. No entanto, com a adoção de técnicas de produção sustentáveis, por consequência, os ganhos acabam sendo conquistados pelo produtor.

Leia mais sobre este assunto nesta matéria.

Conheça 6 pimentões de alto desempenho para sua produção.

  • Etapas para certificação de orgânicos

Os produtos orgânicos são regulamentados por legislações específicas e um dos meios de obtenção da certificação do produto orgânico é a modalidade por auditoria. Em geral este processo leva em torno de 2 a 3 anos. Por isso é essencial se organizar para protocolar todo manejo e observar a atividade no campo. 

Conheça 6 passos para certificação orgânica da sua produção, por auditoria: leia a matéria completa aqui.

Leia estas outras matérias relacionadas ao tema: 

Horticultura de alto impacto

Controle orgânico de pulgão

Como produzir bokashi

Berinjelas, pimentões, alfaces e mais: Conheça o case Orgânicos Capela da Penha

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais e deixe seu comentário ou perguntas. Através da tag #canaldohorticultor é possível ficar por dentro de outros conteúdos publicados por nossa equipe.

Um comentário em “Horticultura em retrospectiva 2022

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *