O semeio de hortaliças em bandejas tem como objetivo a produção de mudas em cultivo protegido que posteriormente serão transplantadas em seus locais definitivos. Ao optar por essa prática ao invés de realizar o semeio direto, o horticultor reduz as chances de perda de insumos e adquire mais controle sobre a sua produção.
As principais vantagens de produzir mudas são:
- Plantas bem desenvolvidas em seus estágios iniciais chegarão ao produto final com mais facilidade;
- Redução dos riscos de perda de insumos como substrato e sementes;
- Menor perda de plantas;
- Sistema radicular das plantas melhor formado.
A produção de mudas também tem seus custos e desafios. Essa prática se torna inviável em áreas com grandes extensões, sendo recomendado o semeio direto nessas situações. Os custos para viabilizar essa produção são altos, demandam investimento em estufas, bandejas, equipe qualificada e um planejamento detalhado por parte do horticultor.
Na produção de mudas, o investimento em sementes de qualidade e o semeio correto das variedades são cruciais para o sucesso da produção. A produção de mudas em bandejas com células contadas facilita o controle da produção e a economia dos insumos utilizados.

Estivemos na Estação Experimental da ISLA Sementes onde pudemos acompanhar o trabalho da Mariana, assistente de campo na Estação, responsável pelo semeio nas bandejas:
Você vai precisar de:
- Substrato umedecido de sua preferência (O substrato utilizado no vídeo é composto de turfa de sphagno, vermiculita, calcário dolomítico, gesso agrícola, fertilizante NPK e micronutrientes).
- Bandeja para semeio
- Marcador específico para a bandeja utilizada
- Sementes de qualidade
- Pinça para manusear as sementes
- Sarrafo de madeira para retirar o excesso de substrato
- Placa para identificação
- Caneta ou lápis para marcação
- Borrifador ou pulverizador manual de água
Confira no vídeo o passo a passo completo para realizar o semeio em bandejas:
Passo a passo:
- Espalhe o substrato umedecido pelas células da bandeja até que todas estejam devidamente completas;
- Utilize o marcador para realizar os sulcos nas células;
- Coloque a quantidade de sementes desejadas em cada célula;
- Cubra delicadamente a semente com substrato sem apertar;
- Retire o excesso de substrato com um sarrafo de madeira;
- Identifique na plaquinha a cultivar e a data do semeio
- Borrife água delicadamente nas células da bandeja.
Quer saber mais sobre as sementes peletizadas utilizadas no vídeo? Confira na nossa publicação: “Por que usar sementes peletizadas ou encrustadas”.
igor oliveira Sousa
na reutilização da bandeja qual melhor forma para fazer a higienização das bandejas
canaldohorticultor
Oi, Igor. Pode ser com água limpa e sabão, materiais como plástico removem facilmente a sujeira. Caso tenha infestação de fungos, bacterias ou vírus durante o plantio pode ser utilizada água sanitária.
Joaquim Aurelio Nabuco
Gostaria de saber se a cobertura depois da semeadura é feita com terra ou com substrato. A moça que ensina,fala em substrato par encher a bandeja e depois fala em terra para cobrir as sementes. Fiquei com a impressão que não leva terra mas apenas substrato . obrigado por esclarecer;
Joaquim Aurélio
canaldohorticultor
Terra e substrato são a mesma coisa, Joaquim. Nesse caso, é um composto de diversos materiais conforme detalhado na publicação. Abraço!