Majestade e Chikara: Dupla de alto valor agregado para lavouras de abóbora japonesa

A abóbora tipo japonesa (também conhecida como cabotiá ou tetsukabuto) é uma das variedades mais populares em diferentes regiões do país, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. 

Embora sejam produzidas em todas as regiões, os principais polos produtores estão nas regiões de Jaíba – MG, Paracatu – MG, Anápolis – GO e São Desidério – BA. Dessa forma, o estado de Minas Gerais é considerado o maior produtor, com aproximadamente 36 mil toneladas por ano e produtividade média de 15 toneladas por hectare. 

A demanda por abóboras, especialmente a tetsukabuto, é alta em território brasileiro; o retorno do investimento é rápido, visto o ciclo curto de produção. Esses fatores tornam a variedade um ótimo investimento. 

A Abóbora Híbrida Tetsukabuto Chikara é uma excelente opção para horticultores interessados neste mercado. Além de produzir frutos maiores em relação às demais abóboras japonesas, possui uma destacada capacidade produtiva e prolongada conservação pós-colheita

Abóbora Híbrida Tetsukabuto Chikara da ISLA Sementes

Na hora da escolha da variedade polinizadora, para otimizar ainda mais o potencial  de retorno de investimento, é necessário que o produtor leve em conta  também o potencial de mercado da segunda variedade. 

Uma das variedades mais indicadas por profissionais é a Abóbora Híbrida Majestade, uma variedade do tipo cilíndrica com pescoço, de polpa alaranjada e casca verde-rajada:

Abóbora Híbrida Majestade

“Estamos usando a Majestade como polinizadora da Tetsukabuto Chikara. É um material que pode ser plantado no mesmo dia, por ter o mesmo ciclo. O valor comercial dela também é melhor, por ela ter um formato de uma abóbora paulista. O produtor também pode iniciar a colheita com os frutos ainda pequenos. Um excelente material, com ótimo valor agregado, que vem trazendo excelentes rendimentos. Também é um material diferenciado em volume de polpa, pouca semente, ótimo aproveitamento em indústrias e excelente rendimento por hectare” afirma Marcos Renan, integrante da equipe de vendas da ISLA Sementes.

Corte da Abóbora Majestade

As imagens abaixo são registros do campo dos produtores Jailson Carvalho e João Maria em Pinhal da Serra – RS.

Os produtores, muito satisfeitos, relatam que tem recebido cerca de R$1,20 por kg da Majestade e R$1,60 da Chikara Tetsukabuto em uma lavoura que apresentou produtividade de 14 a 20 toneladas por hectare de Chikara em abril de 2022. 

As sementes da Abóbora Híbrida Tetsukabuto Chikara podem ser adquiridas em embalagens de 10, 50 e 500g com a ISLA Sementes. Já a Abóbora Híbrida Majestade está disponível na Linha Super ou em embalagens de 10, 50 e 500g.

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *